Xadrez político: Os movimentos e estratégias de vereadores de mandato de Juazeiro para 2024

0

Saiba mais sobre os movimentos que alguns legisladores devem executar, e sobre posicionamentos que outros já estão tomando.

Foto montagem: Portal Spy 

A movimentação política entre os membros da Câmara Municipal de Juazeiro está intensa, com a proximidade das eleições 2024. Saiba mais sobre os movimentos que alguns legisladores devem executar, e sobre posicionamentos que outros já estão tomando, segundo informações dos bastidores da política da cidade baiana.

Vereadores deixando o PRTB
Entre tais movimentos, dois vereadores do PRTB, Gildásio Barão (que deve assumir liderança do PL) e Mundeco, já teriam sinalizado a possibilidade de deixar a sigla visando facilidades na reeleição de 2024.

Legisladora pode deixar o MDB
A vereadora Valdeci Alves, conhecida como Neguinha da Santa Casa e filiada ao MDB, também estaria avaliado saída de seu partido, que teria enfrentado recentemente a perda de cinco pré-candidatos a vereadores. Com o pré-candidato a prefeito Andrei da Caixa ligado à base do governador Jerônimo Rodrigues, Neguinha da Santa Casa pode buscar novos rumos para sua sobrevivência política.

Dois políticos devem sair do REDE
O Rede, tendo o vereador licenciado Clésio Carvalho, juntamente com o suplente Bebeto Matias, também está no radar de mudanças, onde os dois políticos poderiam deixar a sigla. O partido atualmente faz oposição ao governo Suzana Ramos.

Jogador experiente sai e entra com facilidade
No cenário das filiações, o vereador Alex Tanuri deixou o PP para se juntar ao PT, com apoio do governador Jerônimo Rodrigues. 

Edil sai do DC para ser cabeça do UB
Por outro lado, o vereador Hítállo Marcelino deixou o Democracia Cristã (DC) para liderar o União Brasil (UB), indicado pelo deputado federal Elmar Nascimento, enfrentando o desafio de construir uma base sólida para sua reeleição.

Vereador da base desalinhado com atual gestão, sai do PRTB para liderar o PL 
O Partido Liberal (PL), liderado pelo vereador Gildásio Barão, enfrenta discordâncias internas, com alguns políticos descontentes com a indicação feita pelo deputado federal João Bacelar, o Jonga. A busca por apoio da atual administração municipal e outros partidos pode impactar a reeleição deste último vereador.

O futuro incerto de outros legisladores
O destino partidário de alguns vereadores ainda é incerto. O líder do governo na Câmara, vereador Jean Gomes, estaria enfrentando dificuldades em encontrar uma nova legenda que o aceite devido à sua condição de detentor de mandato. Lourival Quirino teve sua filiação cassada pelo PCdoB por aderir à base da prefeita Suzana Ramos, e seu próximo passo é desconhecido.

Entre acordos e descontentamentos: As supostas negociações de Suzana Ramos com vereadores e pré-candidatos
Segundo informações de bastidores, a prefeita Suzana Ramos também estaria em negociações com presidentes de partidos aliados para acomodar os 16 vereadores que compõem a base. Contudo, a proposta estaria enfrentando resistência de pré-candidatos não detentores de mandatos, que aguardam o término do prazo de filiações para tomarem suas decisões.

Em meio a esse cenário, especulações sobre possíveis candidatos preferidos da prefeita geram tensões entre as legendas, levando os observadores políticos a ficarem ansiosos para saberem quem serão os sacrificados nas urnas. 

A corrida pela filiação a partidos promete esquentar ainda mais nas próximas semanas.

via Portal Spy

Postar um comentário

0Comentários
* Por favor, não faça spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.
Postar um comentário (0)