Conforme o secretário estadual de saúde, Antônio Luiz Soares, que foi ao local, não houve feridos. A ala atingida pelo incêndio é isolada eletricamente do hospital e, agora, será reformada.
Uma extensa ocorrência de incêndio atingiu a Ala B, uma enfermaria do hospital regional Justino Luz, localizado em Picos, a 315 km de Teresina, durante a madrugada desta quarta-feira (18). De acordo com o secretário estadual de saúde, Antônio Luiz Soares, que se dirigiu ao local, os pacientes que estavam internados precisaram ser transferidos para outras cidades. Felizmente, não houve feridos.
O secretário confirmou que ocorreram aproximadamente 10 transferências de pacientes, sendo que as demais alas do hospital continuam operacionais. Os pacientes foram direcionados para hospitais nas proximidades de Picos, especificamente em Bocaina e Oeiras. O Corpo de Bombeiros foi acionado para controlar o incêndio.
Antônio Luiz explicou que embora a situação tenha sido controlada, a origem do incêndio precisará ser investigada pelos Bombeiros. Tudo indica que uma tomada apresentou uma falha elétrica, desencadeando o fogo. Apesar da presença significativa de fumaça, o incêndio em si foi de pequena proporção. A principal preocupação foi assegurar o bem-estar dos pacientes.
O secretário esclareceu que os pacientes transferidos não estavam em estado grave e puderam ser realocados sem maiores problemas. A ala afetada não abrigava pacientes em condições críticas e, de acordo com ele, estava eletricamente isolada do restante do hospital. Está prevista uma reforma na área nos próximos 30 dias.
Antônio Luiz também anunciou que, ainda este ano, o hospital será exclusivamente voltado para o atendimento materno-infantil. Um novo hospital será disponibilizado para atender pacientes eletivos. A antiga UPA do município, agora sob administração estadual, será destinada ao atendimento de urgência e emergência.
via Portal Spy