O acúmulo inadequado de lixo pode levar ao entupimento de bueiros, resultando em alagamentos e poluição ambiental.
Com a iminência do período chuvoso, Juazeiro está está recebendo esforços redobrados para conscientizar a população sobre a importância de não jogar lixo em vias públicas. A iniciativa, conduzida pela Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semurb), inclui uma série de ações, sendo a "blitz ecológica" uma das estratégias adotadas.
Segundo informações da PMJ, repassadas para o Portal Spy, a blitz tem como objetivo orientar os motoristas sobre os riscos do descarte irregular de resíduos na cidade, especialmente durante o período de chuvas. O acúmulo inadequado de lixo pode levar ao entupimento de bueiros, resultando em alagamentos e poluição ambiental.
Os bueiros desempenham um papel crucial no escoamento da água da chuva para as galerias pluviais. Entretanto, quando obstruídos por resíduos, impedem o fluxo normal da água, propiciando alagamentos que afetam residências, estabelecimentos comerciais e vias públicas. Além dos prejuízos materiais, os alagamentos podem contribuir para a propagação de doenças, como dengue, zika e chikungunya.
A Semaurb tem intensificado ações educativas como parte de sua estratégia para conscientizar a população. Além do aspecto estético, o descarte irregular de lixo é considerado um crime ambiental, sujeito a penalidades que incluem detenção de três meses a um ano, além de multa.
Com a temporada de chuvas se aproximando, a conscientização e a cooperação da comunidade tornam-se fundamentais para preservar o meio ambiente e minimizar os impactos negativos decorrentes do descarte inadequado de resíduos.
via Portal Spy