Uma equipe do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais (STTAR) de Petrolina visitou, nesta sexta-feira (22), a fazenda onde ocorreu um vazamento de amônia, no dia de ontem (21), que causou a hospitalização inicial de pelo menos 16 funcionários.
"Por iniciativa da nossa presidente Joelma, o sindicato retirou os trabalhadores para poder garantir a segurança das pessoas. Presenciamos muitos trabalhadores abalados com o acidente, alguns ainda passando mal nesta sexta-feira. E vamos continuar vigilantes", garantiu o diretor de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente, Antônio Nilson.
Além do STTAR, também estavam na fazenda equipes do Ministério do Trabalho, Vigilância Sanitária e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). "Ouvimos a versão da empresa sobre o vazamento e vamos aguardar resultado da vistoria dos órgãos responsáveis. Neste momento cabe ao sindicato acolher os trabalhadores, acompanhar as vítimas do acidente que estão hospitalizadas e, claro, cobrar da empresa a adoção de medidas de segurança para garantir um ambiente de trabalho seguro", pontuou a presidente do STTAR, Maria Joelma.
Atualização:
A Unidade de Pronto Atendimento de Petrolina (UPA 24h) informou que 43 pacientes deram entrada na instituição de saúde, nesta sexta-feira (22), com suspeita de intoxicação.
São trabalhadores rurais que atuam na empresa Agropecuária Vale das Uvas, em Petrolina, onde ocorreu um vazamento de amônia na tarde de ontem (21).
“A Unidade de Pronto Atendimento de Petrolina (UPA 24h) informa que 43 pacientes deram entrada, nesta sexta-feira (22/09), no serviço, classificados até o momento com suspeita de intoxicação. A maior parte desses pacientes já tiveram alta. Outros seguem em atendimento. Ao todo, três pacientes encontram-se na sala vermelha e 11 na sala amarela em observação. As notificações e os encaminhamentos já foram devidamente realizados e os pacientes seguem recebendo o suporte que cabe à urgência e emergência clínica,” informou a UPA.
Mesmo após o acidente, as atividades na empresa seguiram normalmente hoje (22) e novos casos de intoxicação foram registrados na manhã desta sexta-feira.
“Colocaram a gente no mesmo packing onde ocorreu o vazamento de amônia e quando abriram a câmara fria, o cheiro da amônia voltou e as pessoas começaram a se sentir mal. Umas chegaram até a desmaiar. Muitos tiveram que buscar atendimento hospitalar, inclusive eu. Muita gente passando mal”, relatou uma funcionária.
Hoje o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolina fez uma fiscalização na empresa e retirou todos os trabalhadores do packing house, que fica nas proximidades da área de vazamento.
“Vamos continuar acompanhando e aguardando a perícia apontar o que ocasionou o acidente e quais as medidas que a empresa precisa tomar para garantir a segurança dos trabalhadores”, informou Maria Joelma, presidente do STTAR. Com informações PNB
via Portal Spy