A menina foi atraída para o garimpo com a promessa de trabalhar como cozinheira, mas ao chegar na região foi forçada a se prostituir. Ela foi resgatada durante um patrulhamento noturno no Rio Mucajaí.
Uma adolescente de 15 anos foi resgatada pela Polícia Federal (PF) de um garimpo ilegal na Terra Yanomami, em Roraima, onde era forçada a se prostituir. Segundo o relato da vítima ao conselheiro tutelar Franco Rocha, ela era obrigada a realizar até 16 programas por noite. A menina foi atraída para o garimpo com a promessa de trabalhar como cozinheira, mas ao chegar na região foi forçada a se prostituir. Ela foi resgatada durante um patrulhamento noturno no Rio Mucajaí.
A adolescente estava na região de Walopali, onde há um ponto de fiscalização da PF contra os garimpeiros. Rocha acrescentou que a menina foi atraída pelas redes sociais com a promessa de receber até R$ 5.800 por mês, pago em ouro ou dinheiro. No entanto, quando chegou ao local, foi obrigada a se prostituir. "Eles a obrigaram a ir para os cabarés, inúmeros, lá dentro. E que se ela não fosse, iriam deixá-la rodada, como costumam dizer. Não iria pagá-la, e ainda corria o risco de ser assassinada porque eles a ameaçaram de morte. Então, ela não teve outra alternativa", disse Rocha.
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Além das violências sofridas pela menina, a PF investiga a organização criminosa envolvida na cooptação de mulheres e adolescentes para se prostituírem nas áreas de garimpo de Roraima. O delegado responsável pelo caso, Marco Bontempo, afirmou que essa foi a primeira vez que ficou tão evidente a logística utilizada para exploração sexual na Terra Yanomami. "A PF já tinha conhecimento de 'cabarés' no garimpo, mas essa é a primeira vez que identificam uma logística tão estruturada, e que é uma das logísticas que mantém o garimpo", disse o delegado.
Segundo Franco Rocha, a adolescente era constantemente ameaçada e não podia deixar a região sem autorização, sob risco de não receber nenhum dinheiro. A menina foi dada como desaparecida pela família e, na abordagem, a Polícia Federal identificou o boletim de ocorrência que comunicava o sumiço da menina.
Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos clicando aqui!
O post 'Adolescente resgatada diz que era obrigada a fazer até 16 programas por noite em garimpos na Terra Yanomami' apareceu primeiro no Portal Spy.
Fonte: Portal Spy - Com informações: G1
Cópia sem citação da fonte com link para este original pode sofrer punições legais.
Portal Spy - Notícias de Juazeiro (BA), Petrolina (PE) e Região. Blog de Notícias.
Portal Spy - Notícias de Juazeiro (BA), Petrolina (PE) e Região. Blog de Notícias.
Portal Spy - Notícias de Juazeiro (BA), Petrolina (PE) e Região. Blog de Notícias.
via Portal Spy